
DE ONTEM
Na antiguidade clássica, vários filósofos procuravam exercitar sua capacidade lógica por meio de perguntas desafiadoras. Dentre os problemas que chegaram aos nossos dias, destaca-se o paradoxo formulado por Epimênides de Creta:”Todos em Creta mentem.”
Ao interpretar essa frase, pode-se chegar a seguinte conclusão:
( )se Epimênides diz a verdade,então ele está mentindo.
( )se ele está mentindo, então sua afirmação é verdadeira.
( )a frase é uma contradição sem solução lógica.
( )se ele se está mentindo, o que disse é verdade, portanto sua frase é falsa.
DE HOJE
A lógica é ensinada, nos dias atuais, principalmente nos cursos que formam técnicos em informática e cientistas da computação. Dentre as estratégias, uma das principais consiste na apresentação de desafios para os alunos aplicarem raciocínios lógicos a fim de obter a solução. Leia um dos problemas clássicos do moderno ensino de lógica.
“Uma pessoa está presa em uma cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Por uma porta a pessoa será libertada, e pela outra, será condenada à morte. A pessoa poderá escolher uma das portas e sair por ela. Para escolher a porta que lhe permite continuar viva, ela poderá fazer apenas uma pergunta e somente a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade e o outro sempre mente. Que pergunta deve ser feita?”
Colaboração da Professora Maria Rosana de Jesus Bento do Patrocínio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui se comentário. Ele irá nos enriquecer. Participe!