
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em todo o território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e Ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Realização das Provas: 14 de maio de 2010
Todos os alunos estão inscritos.
As provas serão em quatro níveis distintos. No I.E.D.L.P. teremos os níveis seguintes: 2, 3 e 4.
Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do E.F. no regime de 8 anos ou 4º e 5º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas.
Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª séries do E.F. no regime de 8 anos ou a 6º ao 9º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas.
Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do E.M. Duração desta prova: quatro horas.
Dos Conteúdos das Provas.
As questões das provas, preferencialmente, visarão muito mais a fornecer informações corretas e atualizadas aos alunos do que extrair informações deles.
As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do Ensino fundamental e Médio. a prova será constituída de 5 perguntas de Astronomia e 2 sobre Energia.
Os conteúdos das provas em cada um dos níveis serão:
Nível 2
. Astronomia:
Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússula, dia e noite, horas e fusos horários.
Lua: fases da lua, mês e eclipses.
Sol: translação da terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu.
. Astronáutica:
A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006, do Ten.Cel.Av. Marcos Pontes).
Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem?
A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
A exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager).
Os satélites brasileiros (SCD e CBERS).
Os foguetes brasileiros (Foguete de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites VLS).
Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações.
A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble.
As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA).
. Energia:
Educação Ambiental, conservação dos Recursos Naturais e da Energia, cultura do "Saber Cuidar" e do "Não Desperdício", Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica, Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos e de água, Dicas de Conservação de Energia e Água, prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nível 3
.Astronomia:
Além dos conteúdos do nível 2:
Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão.
Sistema solar: descrição, origem, Terra como planeta.
Corpos Celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias.
Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo.
Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem.
Gravitação: força gravitacional e peso.
Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu.
. Astronáutica:
Além dos conteúdos do Nível 2:
A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.
. Energia:
Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, cultura do "Saber Cuidar" e no "Não Desperdício". Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R:Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nível 4
.Astronomia:
Além dos Conteúdos do Nível 3:
Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da astronomia, espctro eletromagnético, ondas, comprimento da onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu.
. Astronáutica:
Além dos conteúdos do Nível 3:
A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
.Energia:
Educação Ambiental, Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilçidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a Energia, Cálculo do Consumo Residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, Leitura do medidor do consumo residencial, Dicas de Conservação de energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em todo o território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e Ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Realização das Provas: 14 de maio de 2010
Todos os alunos estão inscritos.
As provas serão em quatro níveis distintos. No I.E.D.L.P. teremos os níveis seguintes: 2, 3 e 4.
Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do E.F. no regime de 8 anos ou 4º e 5º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas.
Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª séries do E.F. no regime de 8 anos ou a 6º ao 9º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas.
Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do E.M. Duração desta prova: quatro horas.
Dos Conteúdos das Provas.
As questões das provas, preferencialmente, visarão muito mais a fornecer informações corretas e atualizadas aos alunos do que extrair informações deles.
As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do Ensino fundamental e Médio. a prova será constituída de 5 perguntas de Astronomia e 2 sobre Energia.
Os conteúdos das provas em cada um dos níveis serão:
Nível 2
. Astronomia:
Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússula, dia e noite, horas e fusos horários.
Lua: fases da lua, mês e eclipses.
Sol: translação da terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu.
. Astronáutica:
A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006, do Ten.Cel.Av. Marcos Pontes).
Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem?
A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
A exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager).
Os satélites brasileiros (SCD e CBERS).
Os foguetes brasileiros (Foguete de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites VLS).
Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações.
A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble.
As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA).
. Energia:
Educação Ambiental, conservação dos Recursos Naturais e da Energia, cultura do "Saber Cuidar" e do "Não Desperdício", Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica, Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos e de água, Dicas de Conservação de Energia e Água, prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nível 3
.Astronomia:
Além dos conteúdos do nível 2:
Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão.
Sistema solar: descrição, origem, Terra como planeta.
Corpos Celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias.
Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo.
Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem.
Gravitação: força gravitacional e peso.
Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu.
. Astronáutica:
Além dos conteúdos do Nível 2:
A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.
. Energia:
Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, cultura do "Saber Cuidar" e no "Não Desperdício". Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R:Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Nível 4
.Astronomia:
Além dos Conteúdos do Nível 3:
Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da astronomia, espctro eletromagnético, ondas, comprimento da onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu.
. Astronáutica:
Além dos conteúdos do Nível 3:
A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
.Energia:
Educação Ambiental, Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilçidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a Energia, Cálculo do Consumo Residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, Leitura do medidor do consumo residencial, Dicas de Conservação de energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
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